Esses vídeos farão você refletir sobre as postagens que vê no Facebook.
- Luiz Felipe Neves
- 27 de mai. de 2016
- 4 min de leitura
No Facebook todos os seus amigos diariamente fazem postagens que sempre mencionam o quanto estão aproveitando sua vida, fazendo menções do quanto são felizes em seus trabalhos, relacionamentos e em suas vidas pessoais, da qual, muitos fazem questão de exaltar suas aventuras, viagens e como estão por dentro de determinado assunto ou tendencia.
Mas nem sempre toda essa felicidade demonstrada nas postagens é de fato real, muitas vezes não passam de uma criação de auto-imagem pessoal que as pessoas criam na internet, uma ilusão para os outros e para elas mesmas.
No vídeo "What's on your mind?", dos irmãos Noruegueses "HigtonBros", foi enfatizado o novo hábito tomado por pessoas do mundo inteiro com a chegada da nova era digital, tudo isso de uma maneira clara e objetiva no curta que você pode assistir abaixo:
( https://www.youtube.com/watch?v=QxVZYiJKl1Y , legendas automáticas disponibilizadas em português)
Quando estamos passando por um momento difícil de nossas vidas, nos deparamos e em meio a tantas postagens enaltecedoras da vida de nossos amigos virtuais, que muitas vezes nos levam a sentir um fracassado(a), podendo gerar problemas psicológicos ainda mais agravantes.
Mas se você viu o video acima, vai concordar que nada disso é verdade, ninguém é tão feliz quanto aparenta ser nas redes sociais, as pessoas só moldam sua Time Line (Linha do Tempo), de acordo com a imagem que querem que seus amigos tenham dela, e fazem isso, estejam elas conscientes ou não. E é dessa maneira que devemos interpretar todas as postagens das mídias sociais e não tomando tudo como verdade absoluta.
O Facebook e as demais redes socias trazem muitos benefícios pra sociedade, facilitam a comunicação em um contexto geral. Porém, quanto mais vivemos as redes sociais, mais anti-sociais e sozinhos nos tornamos.
A forma como enxergamos a vida no mundo das redes sociais e suas consequências.
Estamos trocando nossos sentimentos, valores, conversas olho no olho para nos tornamos escravos da internet. Assim como dito pelo aclamado sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, "É um erro acreditar que a experiência de se relacionar superficialmente irá gerar experiência para um relacionamento duradouro"(BAUMAN, Amor Líquido, 2004).
Do que adianta ter milhares de curtidas em uma foto e ainda continuar vazio por dentro. Do que adianta ter milhares de amigos virtuais em sua lista, sem nem ao menos um deles te visita para olhar dentro dos seus olhos e procurar saber da forma mais pura se você está bem. Curtidas, amigos, compartilhamentos, nada disso mudará alguma situação de sua vida em nenhum aspecto, nem lhe trará sentimentos verdadeiros.
Estamos nos tornando cada vez mais sozinhos e a cada dia são diagnosticadas mais e mais casos de pessoas com depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) realizou um estudo em 24 grandes cidades de diferentes países ao redor do mundo, onde foi revelado em seus dados que 29,6% das pessoas que residem na cidade do São Paulo (Cidade que representou o Brasil na pesquisa) apresenta algum transtorno mental, fazendo de SP o topo do ranking da pesquisa, com os maiores indices de pertubações mentais do mundo. Em segundo lugar aparece os EUA, com 25% das incidências (A cidade da pesquisa não foi divulgada). O transtorno mais comum de acordo com a pesquisa é a ansiedade.
O que esses dados significam? Para especialistas, é mera consequência da alta urbanização associada com privações sociais. E as privações sociais, no mundo como ele é hoje, sabemos que supostamente em quase todos os casos, é ocasionada por conta da forma como usamos a internet hoje em dia, mais especificamente as redes sociais, que nos deixam sociopatas.
Os novos hábitos impulsionados pela era digital e como se libertar deles.
A criativa produtora de vídeos russa "HayotFilms", criou um curta que mostra como seriam algumas situações de nossas vidas com e sem a tecnologia.
( https://www.youtube.com/watch?v=TLKEGK3_N20 , legendas disponibilizadas apenas em Inglês)
"Saber dar o valor para as coisas simples", como disse o grande compositor da musica brasileira, Alexandre Magno, o Chorão, é a unica alternativa para nos libertar do mundo virtual e voltar a sentir as antigas e verdadeiras sensações da vida.
Aquelas que nos trazem sentimento de felicidade verdadeira e não superficial como a proporcionada pela internet. Como conhecer alguém novo em um lugar que você goste de frequentar, desligar o celular quando estiver entre amigos e ter boas conversas e risadas sinceras, dizer palavras de amor olhando nos olhos da pessoa que você gosta, praticar atos de gentileza, viajar sem pensar no que os vão achar de você, mas sim para viver o seu momento. Só assim não perderemos as emoções e a essência da vida para a superficialidade da internet.
Estamos caminhando para nos tornar escravos da internet (Se é que já não somos), mas essa é uma situação reversível e depende de cada um de nós. No mundo de hoje seria impossível nos abdicarmos totalmente da tecnologia, mas conduzi-las da maneira adequada e não deixar que ela nos conduza. é o primeiro caminho para uma vida melhor.
Fontes:
http://www.nossasaopaulo.org.br/noticias/sao-paulo-e-cidade-com-maior-indice-de-perturbacoes-mentais-no-mundo
https://www.youtube.com/watch?v=QxVZYiJKl1Y
https://www.youtube.com/watch?v=TLKEGK3_N20
BAUMAN, Amor Líquido, 2004
Comments