Os efeitos colaterais dos anticoncepcionais
- Luiz Felipe Neves
- 9 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

As pílulas anticoncepcionais trouxeram mudanças nos padrões de vida das mulheres, tornando-as donas do seu corpo, com o poder de exercer sua sexualidade com poucos riscos.
Porém é comum que muitas mulheres sofram dos efeitos colaterais que a alta dosagem de hormônios contidas nas pílulas traz, variando de acordo com o metabolismo de cada um.
Você conhece todos os efeitos colaterais dos anticoncepcionais? Abaixo foram listados os principais efeitos:
1. Menstruação Desregulada
O uso de anticoncepcionais deixa o revestimento do útero mais fino e frágil, podendo acarretar sangramentos de escape durante o ciclo menstrual e até aumento ou diminuição do sangue na menstruação.
2. Alterações de Humor
Com o uso frequente de anticoncepcionais, o corpo feminino se encontra sobrecarregado de hormônios que pode causar uma diminuição considerável na produção de serotonina, hormônio responsável pelo nosso humor. Todas as ulheres devem se atentar muito a esses sintomas, já que ele aumenta consideravelmente o risco de depressão no futuro.
3. Diminuição da Líbido
Com o uso de anticoncepcionais, o corpo feminino passa a produzir testosterona (O corpo femínino já produz poucas quantidades) em níveis cada vez menores , que causa a diminuição do desejo sexual na mulher. É de extrema importância se manter alerta a respeito desse sintoma e consultar um médico. Vale ressaltar que esse sintoma se torna mais comum em mulheres que sofrem de ansiedade excessiva.
4. Aumento de Peso
Esse é um dos temas mais discutidos entre mulheres e em consultorios de ginecologia, talvez dentre todos os efeitos listados até aqui, esse seja o mais temido entre as mulheres.
A verdade é que o anticoncepcional realmente pode causar um aumento de peso, pois a elevação hormonal das pílulas podem aumentar o apetite de acordo com o metabolismo. Deve-se atentar também a marca da pílula, em razão de algumas marcas influenciarem na retenção de líquidos, resultando em inchaços por todo corpo. É importante ressaltar também que se os inchaços forem se tornarem comuns durante o uso da pílula deve-se consultar um ginecologista para receitar um novo remédio o quanto antes.
5. Aumento da chance de contração de Trombose
Os riscos de apresentar a doença aumentam deliberadamente quando uma mulher toma diariamente a pilula e possui problemas como pressão alta, diabete ou colesterol.
Toda mulher tem o direito de liberdade sexual e hoje mais que tudo pode comandar seu corpo da forma que bem entende. Isso se faz necessário que ela conheça os efeitos colaterais que esse caminho podem trazer.
Se um ou mais sintomas listados acima aparecerem comumente no seu corpo, é o sinal de que você precisa procurar um ginecologista o quanto antes para se informar ou iniciar um tratamento.
Fonte:
https://www.tuasaude.com
Комментарии