A Origem das Festas Juninas
- Luiz Felipe Neves
- 1 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

As Festas Juninas já eram comemoradas muito antes do descobrimento do Brasil. Na Europa em comemoração à fertilidade da terra e as boas colheitas (principalmente a do milho) existia a chamada "Festa Joanina", que ocorria durante o período pré-gregoriano, em homenagem ao santo católico, São João, mais precisamente comemoradas no dia 24 de junho.

Comemoração junina atual de solstício de Verão na Bielorrússia, na Europa.
As comemorações chegaram ao Brasil junto ao período colonial, entre 1500 e 1815, quando os portugueses passaram a implantar a cultura européia e sua respectiva religião (A Católica) aos índios e negros residentes das terras brasileiras, que se adaptaram com facilidade.
No inicio apenas a festa de São João era comemorada em Junho, logo depois, como as Festas de Santo Antônio e São Pedro eram comemoradas no mesmo mês, o período festivo passou a ser conhecido como "Festas Juninas", fazendo menção a todas as festividades do mês.

Dias de cada celebração religiosa do mês de junho e a imagem representativa de seus santos católicos.
Com o passar dos anos, após ser importada da Europa, a Festa Junina no Brasil passou a ter características e aspectos culturais próprios, se tornando uma celebração unica, desde sua temática como as bandeiras, fogueiras, barracas, danças de quadrilhas e as roupas características, que usualmente são homens de xadrez e chapéu de palha e mulheres com vestidos chita bem coloridos, até as comidas típicas, como o quentão, arroz-doce, canjica, vinho quente, milho verde, maçã do amor e muitas outras receitas, que fizeram as Festas Juninas serem um dos eventos culturais mais importantes do país.
Todos os anos essa grande comemoração cultural é realizado em todas as regiões do Brasil, apesar de o Nordeste ser o local onde temos as festas mais famosas, com espetáculos de quadrilha e decorações a parte, que encantam pessoas do mundo inteiro.
O especialista cultural, Fernando Pereira da Silva, da Universidade Mackenzie de São Paulo, sustenta a tese que as roupas xadrez surgiram por conta do personagem Zeca Tatu, de Monteiro Lobato, porém existem poucos vestígios no passado que sustentam essa hipótese.
Hoje em dia, as festas perderam um pouco de seu aspecto religioso implantado pelos portugueses, porém a grade curricular do ensino fundamental das escolas e os cursos religiosos ainda ensinam os antigos significados das comemorações juninas para nossas crianças.
Fonte:
http://www.mundodastribos.com/festa-junina-comidas-tipicas.html
http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/06/conheca-tradicoes-juninas-no-brasil
http://www.suapesquisa.com/colonia
http://revistacrescer.globo.com/Festa-junina/noticia/2015/06/como-surgiu-festa-junina.html
Comentários