top of page

Esse homem pulou de paraquedas da Estratosfera e rompeu a barreira do som.

  • Foto do escritor: Luiz Felipe Neves
    Luiz Felipe Neves
  • 1 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura


O austríaco Felix Baumgartner, de atualmente 47 anos, realizou no dia 14/10 de 2012 por volta das 15h05 o maior salto de base jump de todos os tempos, conseguindo quebrar três recordes mundiais.


Após o salto ser adiado duas vezes (primeiramente foi marcado para o dia 09/10 e depois para 12/10) devido a problemas com o clima da região, o paraquedista foi levado até a estratosfera do nosso planeta no dia 14, por meio de uma resistente capsula que chegou até seu destino guiada por um balão gigante de gás hélio atingindo exatos 39.044 metros de altura. A viagem da terra até a estratosfera durou exatamente 2 horas e 35 minutos, o salto apenas 4 minutos.


O salto era repleto de riscos mortais, a Estratosfera é a segunda camada após a atmosfera, com temperaturas de -50 a 10 °C, o atleta teve de respirar oxigênio puro para eliminar todo nitrogênio de seu sangue, que poderia se expandir em alturas elevadas, o que poderia resultar em uma hemorragia cerebral ou perda total da consciência em plena queda livre, caso começasse a girar descontroladamente ao entrar na atmosfera sem o devido preparo. Toda a preparação da missão foi feita durante 5 anos até que o salto finalmente fosse realizado.


Assim que a capsula se abriu, já na estratosfera, Felix ficou observando o planeta apenas com as pernas para fora, onde permaneceu assim alguns minutos até que realizasse o salto. "Queria que vocês pudessem ver o que estou vendo. As vezes você tem que estar muito alto, para entender o quão pequeno você é", foi o que disse o entusiasmado Baumgatner, segundos antes de realizar o salto histórico.


Segundo os precisos dados da missão, durante os primeiros 40 segundos do salto, o paraquedista atingiu a marca de 1.357,6 km/h, sendo o primeiro homem a passar a barreira do som sem auxilio de equipamentos mecânicos (A velocidade do som é de exatamente 1.100 km/h) .


Todo o salto foi filmado com uma GoPro, veja abaixo o vídeo completo, de 8:17 minutos, desse momento histórico:


Além de bater a velocidade do som, Felix quebrou mais dois recordes mundias, entrando para o Guines pelo maior salto de altura já realizado na história e por subir de balão até o ponto mais alto já registrado.


Com toda insanidade comprovada no vídeo acima, o atleta ainda visiona inspirar novas gerações para que quebrem o seu recorde. "Quero ajudar quem quiser vir e quebrar meu recorde”, afirma.


Felix, após concluir o maior salto de paraquedas realizado na história.


Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=dYw4meRWGd4

http://www.redbullstratos.com/the-team/felix-baumgartner/

http://www.redbull.com/br/pt/adventure/stories/1331781321739/felix-baumgartner-o-homem-sem-medo

http://www.telegraph.co.uk/news/picturegalleries/howaboutthat/9148544/Base-jumper-and-skydiver-Felix-Baumgartner-and-his-Red-Bull-Stratos-challenge.html


 
 
 

Comments


 Blog: Café & Boas Ideias 

 

Assim como naquele momento onde apreciamos um bom café acompanhado de uma uma boa conversa, o blog visa trazer esse sentimento para internet, buscando olhares curiosos de pessoas que buscam ler artigos e matérias interessantes.

Este projeto foi desenvolvido pelo jornalista Luiz Felipe Neves, com o intuito de trazer à tona uma opção informativa diversificada que aborda inúmeros temas, todos vindos de pesquisas pessoais e intelectuais do próprio jornalista e até registros de viagens e experiências.

Sejam bem vindos!

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2016 por "Café & Boas Ideias". Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page