O Frio é o causador de Gripes e Resfriados?
- Luiz Felipe Neves
- 16 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Durante essas épocas frias de São Paulo, muitas pessoas contraem algum vírus da gripe ou ficam severamente resfriadas, mas será que a causa desses problemas são graças às baixas temperaturas? Essas condições estão realmente ligada a transmissão dessas doenças?
As gripes e resfriados são uma doença terrível, derrubam qualquer pessoa e tiram as condições de realizar qualquer atividade, impossibilitando muitos até de trabalhar. Na antiga Itália durante as épocas de frio intenso, a gripe já ficou conhecida como "influenza di freddo", isto é, influência do frio, que na época por conta dos vários casos diagnosticados foi considerada uma epidemia.
Para entender a gripe, primeiramente devemos saber que é uma doença muito antiga e que não é transmitida a partir de um só vírus, existem vários subtipos de vírus que transmitem a gripe, podendo ser uns mais danosos que outros, devemos saber também que é uma doença transmissível.
Em entrevista com o conceituado Dr. Drauzio Varella, em seu próprio site, o Dr. João Mendonça, médico do Hospital das Clínicas de São Paulo, que estuda doenças infecciosas a anos, falou a respeito da relação entre a gripes e o frio, "Na transmissão da gripe, o problema não é o frio propriamente dito, mas as aglomerações que se formam em ambientes fechados quando baixa a temperatura. A proximidade entre as pessoas facilita a transmissão do vírus", afirmou.
A gripe precisa de certas condições para se propagar, ela é uma doença transmissível de pessoa a pessoa e até por objetos, é no frio onde a transmissão do vírus é feita com maior facilidade. "Portanto, o frio não é causa da gripe, apenas cria condições para maior disseminação do vírus em lugares não ventilados onde as pessoas tossem, espirram, ou falam muito perto umas das outras", concluiu Dr. Mendonça.
Conforme o ar fica mais seco durante as baixas temperaturas de inverno, a nossa produção de secreções e anticorpos é severamente prejudicada e isso juntamente com as mesmas condições do tempo, influenciando no surgimento de gripes e resfriados com maior eficácia.
A melhor maneira de se prevenir desses males é com uma boa alimentação e manter o corpo sempre bem hidratado. "A pessoa tem de se cuidar e hidratar-se adequadamente. Pode ser com água, sucos e outros líquidos que, além de boa hidratação, deem um mínimo de suporte calórico", segundo Dr. João, do Hospital das Clínicas.
O médico ainda ressalta e alerta quanto ao uso de injeções, que muitos tomam em farmácias quando estão gripados, dizendo que não é eficaz como prometido nas propagandas. E ainda indica as melhores formas de nos tratarmos quando contraímos o vírus. "Tomar analgésicos e antitérmicos, com recomendação para evitar o ácido acetilsalicílico e dar preferência ao paracetamol e à dipirona, se tiver febre e dor. Pode também usar descongestionantes nasais para afastar o desconforto do nariz obstruído e, na fase de tosse produtiva, xaropes que fluidifiquem a secreção para facilitar sua eliminação", conclui o Doutor.
É importante também sempre se manter bem higienizado, lavando sempre as mãos e usando álcool gel, a prevenção é a melhor maneira de afastar esses males.
Fonte:
http://drauziovarella.com.br/virus-e-bacterias/gripes-e-resfriados/
Comments