Desperte o poeta que existe em você.
- Luiz Felipe Neves
- 22 de jun. de 2016
- 5 min de leitura

A Poesia, ou texto lírico, é um gênero literário presente desde os primórdios da humanidade. Considerada uma das Sete Artes, consegue de forma bela e harmoniosa, assim como a música, manifestar e despertar sentimentos pelas palavras transpostas pelo autor. A poesia é atualmente considerada uma arte por si própria.
"A Poesia é a criação rítmica da beleza em palavras",
Edgar Allan Poe.
No Brasil a poesia chegou no Século XVI, com o desembarque do evangelizador José de Anchieta, fato que fez com que a arte se estendesse até os dias atuais.
Hoje, com o avanço tecnológico, os poetas contemporâneos podem compor seus textos líricos sem sair de casa e ainda assim atingir um grande número de leitores que cativam com seus textos.
A internet proporciona que vários movimentos que buscam por novos poetas passem a emergir. É o caso do site Recanto das Letras, que proporciona um espaço democrático para novos escritores desse âmbito literário. E o projeto, Quarta da poesia, que além de oferecer conteúdo lírico na internet, também promove encontros culturais no bairro do Grajaú.
A Srta. Gabriela Gois, escritora e futura advogada, pode ser considerada o que chamamos hoje de poeta contemporânea. Ela dedica uma fração do seu tempo nessa arte através do site Recanto das Letras e já tem muitos textos líricos cativando seu público.
Foi através desse veículo que ela começou a escrever seus primeiros textos harmonizados. Conforme foi aumentando seu número de leitores, que passaram a manifestar suas opiniões, ela se sentiu motivada a continuar transpondo seus pensamentos. "Sempre fui completamente apaixonada pelos autores clássicos, amo Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes. Além disso, como uma romântica incorrigível, passei a criar também, desde criança", afirma Gabriela.
A necessidade de um veículo como esse nos dias atuais é indiscutível e ela ainda ressalta a importância de tê-los disponíveis com tamanha facilidade. "A internet é o ambiente propício para compartilhar esse tipo de influência, as pessoas carecem de mais de emoção. É importante ler as notícias, ver as piadas, debater política, mas a que horas se fala de amor e drama? Envolver as pessoas na leitura tem se tornado muito difícil, incluir a poesia no mundo virtual é o novo meio para atrair leitores e transformar gostos."
Você pode acessar e acompanhar o maravilhoso trabalho desenvolvido por ela clicando AQUI.
Outro projeto super interessante que visa manter viva a poesia no Brasil, é o "Quarta da Poesia". Conversamos com os Srs. David Rodrigues e Pedro Cavalcanti, fundadores do projeto, que se dedicam a levar cultura para a periferia, garantindo o surgimento de novos autores desse âmbito. O Quarto da Poesia começou a principio na internet, até que os encontros passassem a acontecer no Centro de Arte e Promoção Social – CAPS na Casa de Cultural Palhaço Carequinha, no Grajaú, zona sul de SP.
"O projeto surge da vontade de expor nosso trabalho e trazer uma nova experiência com poesia. As redes sociais hoje em dia são bastante interativas e postar poesias apenas escrita as vezes não atrai muito o público, então a nossa página no Facebook procura sempre interagir primeiramente com uma imagem que despertará no leitor a vontade de ler a poesia inteira", ressalta David Rodrigues, um dos fundadores do projeto.
Curiosamente o nome do projeto se deu pelas postagens serem realizadas sempre na Quarta-Feira, "Começamos a postar toda quarta feira as nossas poesias e percebemos que as pessoas estavam curtindo e que precisávamos de uma página", afirma David.
E esse foi o inicio do grandioso projeto, que passou a visionar no bairro do Grajaú em busca de despertar amantes poesia na periferia de São Paulo, fato que também trouxe realizações pessoais para seus fundadores, como conta Pedro Cavalcanti, "A cultura sempre proporciona a promoção social e faz com que você se sinta capaz e com a gente não foi diferente. Depois que começamos a frequentar os Saraus por ai e as Rodas de conhecimento promovidas pela Casa de Cultura Palhaço Carequinha percebemos que tínhamos algo a mostrar, algo a acrescentar para as outras pessoas".
David ainda concluí, "Nós queremos levar nossa poesia ao máximo de pessoas possíveis e dizer a elas através disso que todos são capazes, o povo da periferia é capaz. Estamos contentes com o resultado e para o futuro estamos projetando novas experiências poéticas para quem curte a página."
A pagina Quarta da Poesia pode ser acessada clicando AQUI. Se você mora na zona sul de SP e tem interesse em participar do projeto ou dos encontros, pode facilmente contata-los para maiores informações diretamente pelo Facebook.
Você que não é da zona sul não precisa ficar triste. Você pode também acompanhar o trabalho de outros poetas da atualidade no site do Recanto das Letras, e criar o seu próprio trabalho também, assim como fez a Gabriela, que ainda dá uma dica para os novos escritores que tencionam começar a escrever suas próprias poesias:
"É importante começar a perder a timidez. Eu sei como é difícil expor algo que nós criamos nesse mundo de coisas prontas e de pessoas tão críticas. Mas comecem mostrando aos amigos próximos, ou para alguém que tenha o hábito de ler. Peçam críticas construtivas a pessoas confiáveis, e quando sentirem-se seguros, criem uma página, com certeza irão se surpreender com a receptividade das pessoas, e isso dá uma força imensa para continuar escrevendo e melhorando."
A Srta. Gois, em breve terá a publicação de seu primeiro livro, em exemplar físico, intitulado, "O amor é Mudo". Ainda sem data prevista para lançamento, será devidamente divulgado no nosso blog futuramente.
Abaixo separamos alguns textos líricos de nossos entrevistados para motiva-los. Quem sabe não sai um novo poeta daqui hoje?
A poesia abaixo é de autoria da Gabriela, e serviu de inspiração para o título de seu primeiro livro, um dos mais acessados em sua página. "Apesar de muito breve, serviu de inspiração para dar o nome ao livro, e é de tamanha delicadeza e carinho, certamente muito especial", afirma.
Haicai Discreto
Eu só aceito o minuto
Intenso e curto
Ter você e ficar mudo
Autor(a): Gabriela Gois
E para finalizar, o Sr. David Rodrigues, do Quarta da Poesia nos enviou uma poesia de sua autoria, que certamente muitos possam se identificar e despertar o tipo de sentimento que essa arte proporciona:
Crianças de trinta anos
Por que a gente cresce?
Se sabemos que um mundo de crianças seria bem melhor?
Comer doce a toda hora
Sorrir
Jogar bola
Dormir sem tomar banho
Ficar contente
Dar risada sem o dente da frente
#
Ralar o joelho no chão
Não reprimir a emoção
E chorar quando dói
Colocar o dedo no nariz
Falar alto
Ficar feliz
#
Animar o desenho sem animação
Espalhar o guache com as mãos
Escrever sem saber ler poti poti pola
Cantarolar os passos pulando sem cansar
Repetir a mesma frase sem parar.
Sem parar
Sem parar
Sem parar!
#
Não ficar encabulado do nada.
No inverno ou verão brincar com água
Ter espírito esportivo no futebol
A noite com medo
Cobrir até as pontas dos dedos com o lençol
Não falar que é truque e sim magica
Saber voar sozinho e sem asas
#
Lamber o prato até limpar o recheio
No ápice da rebeldia
Dar o dedo do meio
E instante depois sem aguentar
Oferece logo dedinho para apaziguar
#
Relatos nobres e sinceros
Que tão logo são rompidos os elos
Pois a que convite do coelho do tempo é induzido
A beber da garrafa das impurezas
Ainda inocente aceita, e se embriaga
Afunda-se em uma escura vala
Rompendo o lacre de todos os males e vícios
#
O feitiço é feroz
Transforma seres do bem em ranzinzas
Deixa o mundo mais cor de cinza
Ensina a mentir e a trapacear
Até finalmente ao auge chegar
E um diploma de adulto como recompensa conquistar.
#
Ahh! como eu queria ter o antídoto
E transformar todos
Em crianças de trinta anos.
Crianças de trinta anos
Autor(a): David Rocha Rodrigues.
Comments